quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Texto e Textualidade

O que é Texto?

As pessoas, geralmente, não se comunicam por palavras ou frases isoladas. Há uma unidade comunicativa básica, que é o texto: ocorrência lingüística escrita ou falada, de extensão variável, com uma unidade comunicativa entre os membros de uma comunidade. Na produção de um texto, há um conjunto de fatores: as intenções do falante (emissor), jogo de imagens conceituais, mentais que emissor e destinatário executam. Temos de verificar também o contexto em que se insere o discurso, que delimita os conhecimentos dos interlocutores.
Basicamente, o texto (ou discurso) precisa ser compreendido pelo destinatário, ou seja, pelo recebedor da mensagem. Daí o texto constitui uma unidade semântica, significativa.
Por ultimo, todo discurso apresenta uma unidade formal, com os elementos lingüísticos integrados no texto, a fim de permitir que ele se caracterize como um todo coeso e por isto, coerente.

Textualidade

É o conjunto de características que conduzem à elaboração de u texto, e não apenas a seqüência frasal sem a devida unidade. Para isso, é necessário que ahja coesão, coerência, que se concatenam com o material conceitual e lingüístico, alem de outros fatores como a intenção do emissor, a aceitabilidade por parte do destinatário, a situação e a intertextualidade.
A coerência é o elemento indispensável à compreensão do discurso. Mas é necessário que o destinatário esteja em condições de receber a mensagem.
A coesão se manifesta através dos mecanismos gramaticais e lexicais (vocabulário). Gramaticalmente, são importantes: os pronomes, os artigos, a concordância verbal e nominal, os conectivos, a correspondência entre os tempos verbais.

O Discurso


È um processo dinâmico, com emissor e destinatário. Ambos os interlocutores possuem um repertório: experiência anterior, dentro de uma visão do mundo. No processo discursivo (funcionamento da mensagem), o emissor pratica um ato de fala ou ato ilocucional, dentro de um processo que chamamos enunciação é aquilo que chamamos texto.
Enunciação – Ao produzir um texto, temos um plano, um objetivo. Os objetivos são os atos da fala ou atos ilocucionais ( fazer um pedido, dar uma ordem, fazer promessas, pedir do texto que se produziu: “O cinzeiro está cheio” (ao dirigir-se para a faxineira) O objetivo foi dar uma ordem para esvaziar e limpar o cinzeiro. Outro exemplo: Nem encontro, duas pessoas conversam sobre o tempo: “Esfriou um pouco, né? È, mas na semana passada estava mais frio. Hoje está fazendo sol”.
As pessoas não estão preocupadas com o conteúdo daquilo que estão dizendo. Estão praticando um ritual de contato.
“Você tem alguma coisa para fazer hoje à noite?” A intenção é fazer-lhe um convite de natureza afetiva. Muitas vezes perguntamos: “Mas o que é que você quer dizer com isso?” Um romance se transforma em discurso à medida que eu o leio, cumprindo meu papel de destinatário.
Podemos concluir que o texto é um produto de enunciação que se constrói em termos de coesão e coerência. Num texto há um encadeamento semântico, que cria uma trama significativa e que damos o nome de textualidade. O encadeamento semântico que produz a textualidade se chama coesão: “Pegue três maçãs. Coloque-as sobre a mesa”. Ou: “Pegue três maçãs. Coloque as mesmas sobre a mesa”.
Processo de coesão por referência: advérbios, pronomes e artigos definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário